13 | 12 | 2024
Encontro teve como temática a importância e os benefícios de se inovar na gestão jurídica
O CLOC Brasil Tour encerrou o calendário 2024 em um super encontro em Florianópolis, realizado na sede da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, e que contou com apoio da e-Xyon – Tecnologia e Informação. A proposta do bate-papo, segundo Flávia Furlan, embaixadora do CLOC no Brasil, foi aproximar o público e trazer insights para os profissionais da área jurídica na implementação de Legal Operations (operações legais), seja em departamentos jurídicos ou escritórios de advocacia.
“O CLOC é uma comunidade global de especialistas com foco na redefinição dos negócios jurídicos. Nosso objetivo é incentivar e promover a inovação e uma melhor gestão jurídica, que trazem como benefício a simplificação de processos e, por consequência, um melhor desempenho e qualidade de vida para os advogados”, explica Flávia.
O primeiro painel falou sobre como transformar Controladoria em Legal Ops e contou com o relato dos profissionais: Marina Pellizer, do Núcleo Tributário e Aduaneiro da Menezes Niebuhr, Luiz Felipe Scholante, da Scholante Advocacia, e Raíssa Senra Benjamim, da Softplan. Cada um fez o relato de como foi a sua experiência na implementação da área de Legal Ops, compartilhando sobre os desafios e benefícios desse processo. Trazendo uma visão tanto dos escritórios quanto do cliente.
“A grande sacada para a transição da controladoria para o Legal Ops está em você olhar para as suas operações, olhar para as competências da mandala e avaliar o que é mais importante, o que você consegue oferecer de valor de maneira mais rápida para o escritório e para seu cliente.. Com a implementação da área ganhamos em organização e autonomia”, avalia Marina.
Já o segundo painel teve como temática o Legal Ops e work-life balance, sob o comando de Flávia Furlan, da Uber (EXT), Maria Isabel Lisboa Capella Roecker, da Cotesa Engenharia, e Guilherme Tocci, da Wellhub. O trio falou principalmente sobre qualidade de vida, desempenho e a necessidade de falarmos sobre saúde mental no setor jurídico, bem como sobre o impacto que Legal Ops pode ter no alcance do equilíbrio entre a vida pessoal e do trabalho.
“Os advogados precisam dessa atenção para ter uma melhor performance e qualidade de vida. É importante falarmos sobre as possibilidades do que pode ser feito para mudar a atual realidade, e aliviar o peso do dia a dia”, pontua Maria Isabel. Como exercício, ela trouxe a dinâmica de cada um pensar em três atividades que não precisam mais estar fazendo, e três que precisam ser implementadas e poderiam entrar no lugar.
Floripa já se tornou lugar cativo do CLOC Tour! Que venha mais em 2025!
Por
Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados
Comunicação Menezes NIebuhr
Deixe seu comentário
Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade.
Deixe um comentário