23 | 04 | 2019
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil realizou na terça-feira, 23 de abril, um encontro para debater a importância da Ética & Compliance no setor, um assunto considerado cada vez mais pertinente e indispensável para o sucesso empresarial. O evento aconteceu no auditório do Sinduscon, em Florianópolis, com a participação especial da jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dra. Eliana Calmon.
Nossa sócia Fernanda Santos Schramm, mestre em Direito do Estado, foi uma das convidadas para o painel que reuniu ainda os advogados Leonardo Barreto, doutor em Ciência Política, e Naiara Czarnobai Augusto, Secretária de Estado de Integridade e Governança de Santa Catarina. Em explanações individuais, eles lembraram a importância das regras de conduta no ambiente corporativo e que o principal ativo que se tem hoje é a reputação.
Foram citados casos de envolvimento de construtores e empreiteiros em operações de combate à corrupção e apresentados exemplos de atuação que devem ser praticados. “O Compliance é uma realidade, não pode mais ser encarado como uma novidade. O importante é dar o primeiro passo, aproveitando a estrutura já existente no âmbito da empresa”, sintetiza Fernanda Schramm, frisando que um simples e-mail, quando não for absolutamente claro, pode deixar margem para interpretações dúbias.
O programa seguiu com palestra da Dra. Eliana Calmon, bastante abrangente e com conteúdo histórico, passando pelos principais acontecimentos no país desde o final da década de 1980 – quando foi aprovada a Constituição da República de 1988 – até os desdobramentos de ações amparadas nas leis de combate à lavagem de dinheiro, às organizações criminosas, e à corrupção. E encerrou com a participação dos inscritos, que levantaram suas dúvidas e questionamentos, respondidos a contento pelos quatro painelistas.
Por
Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados
Comunicação Menezes NIebuhr
Deixe seu comentário
Ao publicar um comentário, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade.
Deixe um comentário